
O Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado vai se transformar no centro poético do Brasil.
A 1ª Semana da Poesia Popular da Lagoa do Nado acontecerá do dia 27/02 ao dia 05/03/2023. Serão sete dias de encontros incríveis em torno da arte, da cultura, da nossa ancestralidade, da palavra, da comunicação, de interação, todas essas nuances destacadas e apresentadas em forma de poesia.
Um desfile de poetas vindos de várias partes do país para estabelecer uma corrente literária abrangendo todas as vertentes da poesia. A PNL traz a poesia como um grito no combate ao racismo, ao patriarcalismo, à homofobia e pela defesa dos valores que afirmam o estado de direito e à democracia, reconhecendo a estruturação negra e indígena na formação fundamental da identidade brasileira. Será uma oportunidade de trocas de saberes entre grupos poéticos, poetas e editoras independentes, com uma programação diversificada. Além dos convidados, terá microfone aberto para participações livres, de todos que quiserem somar as vozes nesta celebração poética.

A 1ª Semana da Poesia Popular da Lagoa do Nado (PLN), foi idealizada pelos poetas Marco Llobus e Ricardo Evangelista. Ricardo será ainda o “mestre sem cerimônia da Poesia Popular”. o evento terá em sua abertura a participação dos poetas Ailton Krenak e Ricardo Aleixo abrindo alas para a poética indígena e negra. O encerramento será no dia 5 de março em um domingo dedicado às mulheres. A temática sociocultural permeia toda a programação, que será em formato híbrido, com atividades presenciais, com transmissão simultânea por vários canais do youtube de parceiros e o lançamento dos sites poesialagoadonado.com.br, pln.art.br e o slcp.com.br.


Ailton Krenak Ricardo Aleixo
A escolha do Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional da Lagoa do Nado tem toda motivação pela história já construída neste espaço popular e democrático. Ao longo dos seus 30 anos se configurou como celeiro de formação, revelou talentos e alegrou milhares de cidadãos com lazer cultural de qualidade e valorização da arte brasileira.
Belo Horizonte, mas preciso a Lagoa do Nado, traz a oportunidade de vivências únicas e de busca de saberes indígenas, negros, ancestrais e de uma forma que terá na poesia sua essência de aprendizagens, trocas e manifestações artísticas jamais presenciadas nesta capital e quem sabe até no Brasil.

Casarão – Lagoa do Nado (Foto: Elmo Sebastião)
Um dos maiores encontros do Brasil bem ao alcance dos mineiros, principalmente de você morador de Belo Horizonte e região metropolitana.
A poesia pede passagem e abre alas, logo após ao carnaval, para uma celebração de vida, amor, calor, integração, interatividade, alegria, harmonia e arte tomada pela fragrância da diversidade, inclusão e empoderamento artístico.


Acesse o link abaixo e siga a nossa Programação Completa:
pnl.art.br
Por Elmo Sebastião
Confira outros artigos de Elmo Sebastião, acesse o link abaixo:
libertasnews.com.br