Preqaria Cia de Teatro estreia “Eu sou o vento” obra do Nobel Jon Fosse, explorando a poesia da existência humana!

A Preqaria Cia de Teatro, reconhecida por sua arte engajada e impacto cultural em Minas Gerais, tem o prazer de convidar a todos para a estreia do espetáculo “Eu sou o vento”, no Teatro Marília dias 16 e 17 de outubro de 2025, sempre às 20 horas. A peça do aclamado dramaturgo norueguês Jon Fosse, Prêmio Nobel de Literatura em 2023, tem direção de João Valadares, indicado ao prêmio Sinparc de Melhor Direção, e um elenco talentoso composto por Iasmin Duarte e Pedro Cordeiro, o espetáculo promete uma experiência teatral contemporânea e profundamente poética.

Em “Eu sou o vento”, somos convidados a testemunhar a profunda e universal dinâmica entre dois personagens, cujas identidades são dissolvidas para revelar a essência da condição humana. Nesta jornada íntima, as personagens se defrontam com a busca por sentido, a ressonância da solidão e a complexidade da conexão em meio à vastidão da existência. Fosse, mestre do minimalismo, tece uma narrativa onde as palavras são escassas e os silêncios, carregados de significado. A peça mergulha em um terreno de conflito e contradição, onde “o mais importante da vida está nos silêncios”, e a imensidão da natureza – o mar e o vento – espelha os estados internos, as angústias e os anseios mais profundos.

A montagem da Preqaria Cia de Teatro conta com o apoio da Casa Psi e propõe uma linguagem cênica que integra elementos da dança, partituras coreográficas que interagem com tecidos, luz e vento, criando uma atmosfera que refrata a poesia e a tensão latente da obra. É um drama que evoca a sensação de uma “tempestade que nasce no mais profundo do mar e ainda não se desencadeou”, onde a fragilidade da comunicação e a constante proximidade entre a vida e o abismo são exploradas com sensibilidade.

A noite de estreia conta com a participação do Dr. Alessandro Santos, Psicanalista e Professor da Pós-graduação da FUMEC, que conduzirá o bate papo após o espetáculo. De Belo Horizonte a peça segue para Vitória – ES, onde se apresentará no Festival Nacional Cidade de Vitória, no Teatro do SESI, dia 19 de outubro, às 19h.

A Preqaria Cia de Teatro, fundada em 2006 em Belo Horizonte, tem uma trajetória marcante de produção artística com espetáculos e produções audiovisuais premiadas. Seu trabalho de quase duas décadas de Formação Artística impacta significativamente a cidade de Sete Lagoas – MG, sede do grupo desde 2014, através da Escola Livre de Artes, do Centro Cultural Nacional – Teatro Preqaria e da Temporada de Teatro de Sete Lagoas, que já levou mais 60 mil pessoas ao teatro.

Sinopse

À bordo de um pequeno barco, dois personagens — um observador, outro mais enigmático — navegam por águas que espelham as profundezas da alma humana. Em “Eu sou o Vento”, Jon Fosse, Prêmio Nobel de Literatura de 2023, nos convida a uma meditação sobre a existência, a solidão e a delicada complexidade das relações. Através de diálogos fragmentados e silêncios carregados de significado, a peça explora a incessante busca por conexão e a fragilidade da comunicação. É uma obra onde o tempo parece suspenso e a imensidão da natureza se confunde com os estados internos dos personagens, revelando que, muitas vezes, “o mais importante está nos silêncios” e nas correntes invisíveis que nos movem. Uma experiência teatral minimalista e profundamente poética que ressoa com os anseios e mistérios da condição humana.

Serviço

•             Espetáculo: Eu sou o vento, de Jon Fosse

•             Local: Teatro Marília

•             Data e Hora: 16 e 17 de outubro, às 20h

•             Classificação Indicativa: 14 anos

•             Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/111400/d/341452/s/2317343

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *