Chargista Quinho lança o livro “Inominável” na Casa de Jornalista em BH

A política pode ser uma arte e Quinho materializa essa possibilidade em seu primeiro livro. “Inominável” narra os quatro anos do governo federal, de 2019 a 2022, compilando a produção de charges desse período, do ilustrador, chargista e caricaturista Quinho Ravelli, pseudônimo do mineiro Marcos de Souza.

Marcos de Souza, ou melhor, Quinho Ravelli, renomado chargista brasileiro já fez trabalhos para periódicos como Estado de Minas e O Pasquim 21, além de trabalhar há mais de 15 anos com o grupo Diários Associados. O principal foco de trabalho de Quinho é a crítica política e as caricaturas, com as quais já ganhou diversas edições do Salão de Humor de Piracicaba, além de ter sido eleito melhor caricaturista brasileiro pelo Troféu HQ Mix de 2004.

Em 2020, Quinho ganhou o Prêmio Vladimir Herzog na categoria “Prêmio Destaque Vladimir Herzog Continuado” ao lado de outros 109 cartunistas que participaram do movimento “Charge Continuada”, que consistiu na recriação por centenas de artistas de uma charge de Renato Aroeira que fora alvo de um pedido de investigação pelo governo brasileiro por associar o presidente Jair Bolsonaro com o nazismo.

Neste ano de 2023, Quinho está presente na Exposição “Pra não deixar esquecer! – O Governo Bolsonaro em charges”, composta por 37 cartunistas, com 104 desenhos, realizada pela Cartuminas na Casa de Jornalista, localizada à Avenida Álvares Cabral, 400, Centro, Belo Horizonte/MG, até o dia 28 de abril de 2023.

Uma das atrações que compôs a exposição, durante sua permanência na Casa de Jornalista/Casa Matriz, foi o lançamento do livro “Inominável”, do chargista Quinho Ravelli. O evento aconteceu no dia 19 de março de 2023, a partir das 19 horas, na Casa Matriz/Casa de Jornalista, Rua Álvares Cabral, 400, Centro, Belo Horizonte/MG e contou com a presença do artista que ofereceu uma noite de autógrafos ao público presente, que pôde adquirir o seu exemplar e levar como lembrança uma caricatura junto à assinatura e congratulação de Quinho.

Com a presença de vários jornalistas, chargistas e profissionais do meio, Quinho, sempre muito simpático e atencioso, recebeu a todes com muita atenção, e entre fotos, stories e vídeos, a noite de clima agradável contou mais um episódio da saga criativa dos artistas que fazem dos desenhos uma verdadeira manifestação artística, jornalística, democrática e nesse caso, política.

Para complementar a noite, houve a apresentação da Banda Opus IV Sabará. Formada por Ralfe Rodrigues, guitarra, Cimar, bateria, Tiago Salgado, teclados, Di Páscoa, baixo, o quarteto apresentou grandes canções da música clássica, além de temas de filmes como “O poderoso Chefão” e “Romeu Julieta”. A Banda Opus IV Sabará é um grupo de Rock Progressivo que faz releituras de músicas clássicas e temas de filmes em formato Rock and Roll, que é o alicerce de sustentação do projeto em andamento para composições de cunho autoral.

Uma noite histórica para o mundo da charge e, é claro do jornalismo nacional, registrada nas lentes do SLCP, Sistema Libertas de Comunicação Popular, que realizou a cobertura ao vivo do evento e está disponibilizado no site www.slcp.com.br e nas redes sociais do Canal.

Por Elmo Sebastião – O Maior Anão do Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *