Uma noite de sexta feira chuvosa, 31/01, finalizou o mês de janeiro, o primogênito do ano de 2025. Uma data comum na maior parte do planeta, mas não para os Caetenenses, que tinham um motivo especial para deixarem seus lares em direção ao Club Sac Caeté, Sociedade de Amigos de Caeté, onde aconteceu a edição anual do Mérito Caeté.

O Mérito Caeté, é um evento social, idealizado por Kleber Santos, jornalista responsável pelo Jornal Caeté, criado em 2006, em formato impresso e que, com o advento da internet, passou a ser virtual em 2012. Segundo KS , o Mérito Caeté é uma forma de homenagear àquelas pessoas que se destacaram em seus respectivos segmentos, promovendo uma Caeté mais justa, mais humana, de possibilidades reais para todos e todas.
“Uma alegria receber tantas pessoas atuantes nos cenários, cultural, empresarial, social e público, para fazer desta cidade um local de convívio democrático”, destacou Kleber.
Kleber Santos é uma figura presente no contexto social da cidade de Caeté. Desde os idos dos anos 80 promove diversos eventos na área para prestigiar e abrilhantar a sua cidade natal. Foi criador e idealizador do Super Gata, um acontecimento semelhante a um concurso de Miss Caeté, e o Persona Caeté, que foi passando por vários nomes e modelos até se configurar hoje, o sucesso do Mérito Caeté.

A noite apesar de chuvosa, era agradável e refrescante. Aos poucos o cenário do SAC, foi se modificando com a chegada dos convidados e convidadas. Muita diversidade, enstusiasmo e ansiedade para conferir e aplaudir os contemplados com o Prêmio Mérito Caeté.
A comida e a bebida, muito bem preparadas e servidas, com exímia qualidade, foi oferecida por Maura, do Café na Trilha, que reuniu um time de profissionais do nivel do Merito Caeté, com comida de boteco na chegada /entradas e um jantar após o anuncio do premiados. O agito da pista quem trouxe foi banda Logan, formada por Henrique Parreira, cantor, Jonathan Augusto, guitarra, Wilson, bateria, Gilberto, Baixo, que não deixou pedra sob pedra e abalou as estruturas do Club Sac.

Várias personalidades foram homenageadas, com gritos, salva de palmas e euforia da platéia. O Casarão das Artes Caeté, um espaço cultural, gastronômico e artístico emergente na cidade, foi um dos homenageados, sendo representado por Magnolia Gomez e Josélio Teixeira, integrantes fundadores do coletivo SLCP, Sistema Libertas de Comunicação Popular. Ambos acreditam na importância de eventos desse porte, tanto pelo reconhecimento ao trabalho, mas também, pelo poder de aproximação e conexão entre áreas distintas, entre pessoas ativistas e empresas do município.

Magnolia Gomez é também membro da SGPAN, Sociedade Galdina Protetora dos Animais e da Natureza, subiu ao palco para receber o prêmio ao lado das protetoras Dália Marques, Flávia Sena e a Presidente Patrícia Dutra. A SGPAN atua há 16 anos na cidade de Caeté e região, protagonizando lutas e conquistas em favor dos animais e da preservação da natureza como um todo.

Outra personalidade homenageada na noite foi a professora Lucimar Resende, condecorada na categoria Educação. Lucimar atua na rede privada, como professora de inglês há 33 anos, e como servidora do estado concursada, há 5 anos, lecionando língua portuguesa e inglesa. A educadora conta como é importante ter nesses espaços, referências militantes do setor educacional: “a relevância de figurar entre os premiados no Mérito Caeté, reside no fato de reconhecerem a importância do papel do/a professor/a na formação dos cidadãos, buscando despertar neles o senso crítico, e sua indispensável contribuição na construção de uma sociedade consciente”.

Já era madrugada quando a Banda Logan encerrou o show e somente assim os/as extasiados/as presentes ao evento retornaram a seus lares. Sabendo que têm pela frente um ano de muito trabalho e conquistas, todos com o desejo/expectativa de se reencontrarem no Mérito Caeté 2025.






Por Elmo Sebastião – O Maior Anão do Mundo
Fotografias – Elmo Sebastião – O Maior Anão do Mundo
Adorei. Talvez você não se lembre de mim. Estive em aí por volta dos anis 90. Geraldinho do BB. Bjos