O SLCP, Sistema Libertas de Comunicação Popular na condição de gerador de conteúdo, produtor de conhecimento, propagador de informação, incentivador e defensor da democratização dos acessos à produção e aos meios de comunicação, em toda sua plenitude, repudia veementemente toda e qualquer forma de preconceito, racismo, discriminação, acepção ou violência racial, étnica, religiosa, de nacionalidade, de gênero, e afins.

A tolerância com atos decorrentes de ações citadas acima faz-se necessária ser de aceitação zero, ou seja, que toda pessoa, grupo ou associação que venha cometer essa afronta à algum/a cidadão ou cidadã de qualquer etnia, raça, crença, gênero, sofra a força da condenação, não somente da justiça, mas que seja repudiada de forma exemplar com duríssima repreensão.

Tomemos como exemplo a ser execrável a atitude de parte de torcedores espanhóis, de vários clubes, que insistem em agredir o jogador de futebol brasileiro Vini Júnior. Atuando pelo Clube Real Madrid, Vini tem sofrido frequentes ofensas racistas, chegando ao ponto de torcedores do Clube Atlético de Madrid simularem o enforcamento de um boneco representativo do jogador do Real Madrid.

No último domingo, 21/05/2023, durante o jogo Valência x Real Madrid, que acontecia no Estádio Mestalla, cidade de Valência na Espanha, Vini Júnior foi hostilizado já antes do início do jogo, quando torcedores/as do Valência cantavam uma música em que nela chamavam o brasileiro de macaco, o que se estendeu durante todo o jogo. O mundo inteiro agora cobra ações enérgicas dos organizadores da La Liga, campeonato espanhol, da FIFA, órgão máximo do futebol mundial e de toda sociedade espanhola.

Ao se deparar com total demência que assola as mentes dessas pessoas que, são habitantes de um país localizado em um continente que se gaba por ser o berço da civilização moderna mundial, onde um ser humano que representa uma das figuras mais badaladas do futebol mundial, sofre essa agressão racista, imaginemos o que sofre as pessoas comuns mundo afora.

É preciso dar um basta nessa exibição de horrores representada pela mais degradante forma de relação entre seres humanos, o racismo, onde se pauta na associação de qualidade das pessoas pela sua diferença de cor de pele, ou seja, pela raça, etnia e, ou nacionalidade.

A equipe do Sistema Libertas de Comunicação Popular, na condição de representante de um veículo de comunicação, pautado na ética, na verdade, na democratização da informação e do conhecimento se posiciona como grande combatente contra as mazelas propagadas por racistas, fascistas, ou qualquer pessoa, grupo, associação que se utilizem de instrumentos antidemocráticos, anticivilizatórios para principalmente, afetar a dignidade humana.

O SLCP demonstra sua indignação com tais fatos e reafirma sua responsabilidade na defesa da igualdade, da justiça, dos direitos humanos, da diversidade, do respeito a todas as religiões, crenças, etnias e da democratização da produção e dos meios de comunicação.

Equipe Sistema Libertas de Comunicação Popular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *